segunda-feira, 28 de março de 2016

10 Dicas para uma alimentação Saudável

A Prática da alimentação correta, equilibrada e saudável é fundamental para uma boa saúde e bem estar, sendo um fator essencial na prevenção de doenças.


10 Passos para uma alimentação saudável



1- Faça pelo menos 4 refeições por dia: café da manhã, almoço, jantar e os lanches! Não pule as refeições. Para lanche e sobremesa dê preferência a frutas. (Evite jejuns prolongados)



2- Reduza o consumo de alimentos gordurosos e embutidos, como: carnes com gordura aparente, salsicha, mortadela, frituras e salgadinhos, para no máximo 1 vez por semana. Prefira os alimentos cozidos ou assados, leite e iogurte desnatados e queijos brancos.




3- Aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras.
Elas são ricas em vitaminas, minerais e fibras. As vitaminas e minerais colaboram na manutenção e no bom funcionamento do organismo. E as fibras regulam o funcionamento do intestino.



4- Coma feijão pelo menos 1 vez ao dia.
Varie os tipos de feijões usados e as formas de preparo. Use também outros tipos de leguminosas como soja, grão-de-bico, lentilha, etc. Coma feijão com arroz na proporção de 1 para 2. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.



5- Reduza o consumo de sal. Tire o saleiro da mesa. O sódio é essencial para o bom funcionamento do organismo, mas o excesso pode levar ao aumento da pressão do sangue (hipertensão), e outras doenças. Evite temperos prontos, alimentos enlatados e embutidos. Use ervas frescas para realçar o sabor.



6- Mantenha o seu peso dentro dos limites saudáveis – veja se seu IMC (Índice de Massa Corpórea) está entre 18,5 a 24,9kg/m2. O IMC mostra se seu peso está adequado para a sua altura.



7- Consuma com moderação alimentos ricos em açúcar, como doces, bolos, e biscoitos. Prefira os cereais integrais.



8- Aprecie sua refeição e coma devagar. Faça de sua refeição um ponto de encontro com a família. Não se alimente assistindo televisão ou lendo livros e revistas. Reserve um tempo do seu dia para as refeições fazendo delas, momentos de muito prazer.



9- Beba água! Cerca de 70% do nosso corpo é formado por água! Portanto, beba em média 2 litros de água (6-8 copos) por dia.




10- Faça exercícios físicos É importante fazer pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias. Seja uma caminhada, um esporte, academia, o importante é não ficar parado


Dicas gentilmente cedidas pela querida:




Paula Rodrigues
- Nutricionista -


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Receitinhas da Verinha - 2016. Todos os direitos reservados.
Layout por: Monny Peixoto.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo